🚌

PROGRAMA
TARIFA ZERO

promoção de equidade e desenvolvimento sustentável para Maricá

Por muitas décadas, o sistema de transporte público no município de Maricá era monopolizado por uma única empresa, o que resultava em péssimas condições de mobilidade urbana para os cidadãos.

Ao assumir a gestão de Maricá, Quaquá percebeu o quanto esse cenário prejudicava o desenvolvimento do município e o deslocamento das pessoas ao trabalho, a escola e demais localidades.

Para solucionar esse problema, Quaquá instituiu o programa Tarifa Zero no município, garantindo o direito à mobilidade gratuita e promovendo a integração entre os moradores de Maricá

O transporte gratuito colabora para a geração de empregos e dinamiza a economia, e esse projeto é a prova viva disso.

Com o programa Tarifa Zero, Maricá conquistou o título de primeiro município brasileiro com mais de 100 mil habitantes a adotar essa política de mobilidade urbana. Um marco para a inovação e o crescimento local, essa iniciativa tornou-se um exemplo não apenas para o Brasil, mas também para o mundo todo.

💰

Moeda Social
Mumbuca

inovação para a economia e fortalecimento do comércio local de Maricá

A moeda Mumbuca social foi uma política pública implantada por Washington Quaquá para estimular o comércio local com base no conceito da economia circular. Além de impulsionar o desenvolvimento econômico da região, esse projeto promove o fortalecimento financeiro de Maricá.

A Mumbuca é amplamente aceita e utilizada pelos moradores de Maricá.

Gerenciada pelo Banco “Mumbuca” — instituição comunitária independente da prefeitura, com CNPJ próprio e direção constituída —, a moeda é utilizada para o pagamento de benefícios sociais a cidadãos cadastrados em programas do município.

O Banco Mumbuca é responsável por realizar os pagamentos dos benefícios aos moradores.

A moeda leva o nome de Mumbuca em referência ao principal rio que corta a região central de Maricá. O projeto, que começou com a moeda representada por um pedaço de papel, hoje foi expandido e está hoje em formato de cartão magnético.

Esse, assim como outros projetos de destaque na imprensa e em todo o Brasil, foram implementados na gestão de Washington Quaquá